15/Apr/2024
Segundo informações da mais recente análise do Índice de Frete Edenred Repom (IFR), o preço médio nacional do frete por quilômetro rodado caiu 1,4% em março ante fevereiro, influenciado pelo atraso na safra de grãos e o recuo no preço do litro do diesel. O primeiro trimestre de 2024 fechou com uma queda acumulada de 2,5% no preço médio do frete por quilômetro rodado. No comparativo com março de 2023, quando o valor estava a R$ 7,97 por quilômetro, a redução no preço chega a 22%.
A Região Centro-Oeste foi a mais afetada pelas altas temperaturas e estiagem, que tiveram impacto direto no setor agro. Pesquisa realizada no início de abril pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), mostrou que há uma projeção de que poucos produtores de soja do Estado consigam cobrir os custos com a lavoura. Ainda, de acordo com o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o tipo comum fechou março a R$ 5,96 por litro e o S-10 a R$ 6,07 por litro, ambos com queda de 1% em relação a fevereiro. No acumulado do trimestre, por sua vez, o comportamento de preço do combustível marcou pequenas mudanças porcentuais, entre recuos e altas.
Nos próximos meses, as variações no valor do frete devem continuar refletindo o desempenho de determinados setores da economia, principalmente o agronegócio, além de fatores como preço do combustível, que segue em defasagem com o mercado internacional. O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.