ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Apr/2024

Frete Marítimo: custos de transportes arrefeceram

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), no relatório Perspectivas da Economia Mundial (WEO), divulgado nesta terça-feira (16/04), o aumento nos custos de transporte globais, associado aos ataques a navios no Mar Vermelho e às interrupções do tráfego no Canal do Panamá por causa de eventos climáticos, arrefeceu recentemente. Porém, a possibilidade de escalada da guerra em Gaza e Israel para a região mais ampla do Oriente Médio segue como um risco altista para os preços de commodities, e baixista para o crescimento global.

Os preços de energia caíram mais rapidamente que o esperado dos seus picos, em parte como resultado no aumento de produção de petróleo de países de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), e na alta de produção de gás natural, essa última, mais notavelmente nos Estados Unidos. O aumento nas exportações do petróleo russo ajudou a apoiar a oferta de energia global. Os ataques contínuos no Mar Vermelho e a guerra entre Rússia e Ucrânia ameaçam gerar choques de oferta adicionais à recuperação global, aumentando os preços de alimentos, energia e transporte.

Novas tensões geopolíticas poderiam restringir fluxos transfronteiriços de commodities. Esses choques geopolíticos poderiam complicar o processo desinflacionário e atrasar o relaxamento de política dos bancos centrais, com efeitos negativos no crescimento econômico global. No relatório, o FMI não incluiu referências ao recente ataque Irã contra Israel. No geral, choques de oferta adversos podem afetar os países de forma assimétrica, com efeitos particularmente agudos sobre países de menor renda, onde alimentos e energia constituem uma parcela grande dos gastos das famílias. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.