24/May/2024
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) espera que a partir de agora o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, volte a ter movimentação, após a Seara, empresa do grupo JBS, assumir 70% do controle acionário da empresa Mada Araújo Asset Management Ltda. A Mada venceu licitação pública em outubro do ano passado para operar temporariamente o terminal portuário, até que uma concessão definitiva fosse feita. A Mada tinha seis meses para fazer o Porto de Itajaí, que estava parado, entrar em operação novamente. A empresa, porém, apresentou dificuldades para isso e, então, a Antaq autorizou que a Seara/JBS adquirisse o controle acionário da Mada para fazer o porto funcionar novamente.
O Porto de Itajaí chegou a movimentar 500 mil TEUs por ano (TEU equivale a um contêiner de 20 pés). Hoje, não movimenta nada, está parado. Por isso houve o contrato temporário para reativação do local. A capacidade atual do Porto de Itajaí é de 400 mil TEUs por ano. Obviamente a JBS/Seara não vai ocupar toda essa capacidade, mas a necessidade de carga dela já seja suficiente para colocar o Porto de Itajaí novamente em operação, pois a empresa garante uma carga mínima, cativa e regular.
Há espaço para outras empresas ocuparem no terminal portuário. A licitação para concessão definitiva do Porto de Itajaí está sendo tocada pela Antaq. Recentemente, essa concessão foi colocada em consulta pública e a licitação deve ser concluída até o ano que vem. Sobre as cheias no Rio Grande do Sul, a Antaq confirmou que o Porto de Rio Grande está operando normalmente. Se houver algum desequilíbrio na operação do terminal, a Antaq poderá entrar com alguma regulação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.