12/Jul/2024
Os portos brasileiros tiveram baixa de 3,48% no transporte de cargas em maio na comparação com o mesmo mês de 2023. Na avaliação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o recuo tem relação com o impacto do fechamento de portos do Rio Grande do Sul em decorrência das enchentes que atingiram o Estado. Entre os portos do Rio Grande do Sul, a queda mensal foi de 24%. Apesar da baixa no mês, o setor portuário ainda acumula crescimento de 4,14% no transporte de cargas entre janeiro e maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo os dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos públicos e privados movimentaram 525,3 milhões de toneladas em cinco meses.
A maior alta no acumulado do ano se concentra entre os portos públicos, que tiveram acréscimo de 8,08%, com 188 milhões de toneladas transportadas. Os terminais privados também apresentaram porcentual positivo no período, de 2,06%, com 337 milhões de toneladas. Na avaliação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o crescimento acumulado no ano é fruto de incentivos financeiros e da política de expansão do modal portuário brasileiro. A atividade portuária é fundamental para o crescimento do Produto Interno Brasileiro e responsável por colocar na mesa o alimento de cada dia da população. O Porto de Santos (SP), maior complexo portuário da América Latina, cresceu 9,48% na movimentação de cargas este ano.
O Porto de Paranaguá (PR), movimentou 8,29% a mais. O terceiro porto público com maior atividade foi o de Itaguaí (RJ), com acréscimo de 22% no período. A movimentação de granéis sólidos soma crescimento de 7%, tipo de carga que representa 59% do total movimentado no País. A carga conteinerizada teve alta ainda maior, com 22,85% nos cinco primeiros meses deste ano. Dentre os produtos do agronegócio, os que mais se destacaram no acumulado do ano foram o café (+81,09%), açúcar (+59,52%) e o trigo (+35,09%). Na variação mensal, comparando os meses de maio deste ano e do ano passado, os destaques foram os cereais (+35,24%), açúcar (+28,52%) e ferro fundido, ferro e aço (+11,89%).
O Mpor quer incentivar o potencial portuário da Região Nordeste. Os planos incluem também ampliar a estrutura aeroportuária na região. O crescimento da infraestrutura da Região Nordeste faz parte da solução para o Brasil, considerando o forte mercado consumidor da região. Os Estados do Nordeste abrigam cerca de 11 portos públicos, que registraram volume de crescimento de mais de 10% no primeiro semestre de 2024. No segmento aeroportuário, o ministro ressaltou que o governo está requalificando 22 novos aeroportos na Região Nordeste para fortalecer a aviação regional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.