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20/Aug/2024

Rodovias: PR precisa de investimentos logísticos

Entre as principais atividades das rodovias do Paraná está a conexão entre regiões, que conectam o Estado a outros lugares do País, como por exemplo São Paulo e o Mato Grosso do Sul, facilitando o escoamento de produtos industrializados e agrícolas. Apesar da importância da região e sua infraestrutura, o Estado enfrenta desafios como a necessidade de investimentos em manutenção e ampliação das estradas, além de questões relacionadas à segurança do trânsito e à sustentabilidade. De acordo com dados do Portal de Transparência do Governo Federal, o Brasil já aportou mais de R$ 24 bilhões em infraestrutura de transportes neste ano. Em 2023, o País destinou R$ 14,4 bilhões e, em 2022, R$ 8 bilhões. Em comparação aos anos anteriores, os dados do Paraná de 2024 mostram um investimento 125% maior em relação ao período anterior.

Em 2022, o valor foi de R$ 202 milhões, enquanto 2024 já conta com R$ 455,4 milhões. Embora os números sejam expressivos, ainda há muito a se fazer. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), o Estado possui uma localização estratégica na logística do transporte rodoviário de cargas (TRC) para as outras regiões do País e precisa receber mais atenção na infraestrutura para este modal. O Paraná possui uma importância ímpar para a economia brasileira, com destaque para o agronegócio, para o qual as estradas são de vital importância. Dessa forma, todo investimento feito nas estradas contribui para a melhoria dos serviços, para a redução dos custos e segurança de todos que transitam por elas. Contudo, em relação aos Estados vizinhos, as estradas do Paraná não possuem o mesmo cuidado.

Os valores investidos são muito menores em relação ao que é destinado à Santa Catarina, por exemplo. Para efeito de comparação, Santa Catarina recebeu um aporte, em 2022, de R$264 milhões e, em 2024, R$1,1 bilhão. O Paraná está há décadas sem grandes valores para a construção ou ampliação das estradas, mas nestas mesmas décadas se instalaram novas indústrias, outras duplicaram e até triplicaram sua produção, mas o investimento por onde toda essa produção é transportada, muito pouco ou nada foi feito. O caminho é continuar trabalhando para que o TRC e o Paraná melhorem os pontos críticos que a região enfrenta. O TRC é um setor otimista que continua investindo, apostando e apoiando um Estado melhor, com mais investimentos, menos burocracia e decisões mais rápidas e assertivas. Fonte: Agrimídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.