23/Aug/2024
Maior do País, o Porto de Santos (SP) recebe diariamente cerca de 13,5 mil caminhões com cargas para exportação, muitas delas de alto valor. Os corredores de rodovias estaduais e federais que dão acesso a ele se tornaram alvo da ação de quadrilhas de ladrões de cargas. Só na região de Santos, foram registrados 201 roubos de carga no primeiro semestre deste ano, média de 1,1 roubo por dia, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP). Uma ação conjunta entre a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), anunciada no início deste mês, usará tecnologia e inteligência para coibir as ações de criminosos. O acordo possibilitou à PRF acesso ao sistema que monitora os navios e agenda a chegada de cargas ao porto, o chamado Sealog.
A ferramenta organiza o fluxo de caminhões conforme a previsão de entrada de navios no cais, evitando longas esperas para carga e descarga. Com o acesso a esse fluxo, a PRF pode rastrear os veículos durante o deslocamento pelas rodovias, desde a saída com a carga até a chegada ao porto. Os sistemas da polícia combinam o rastreamento via satélite por transportadoras de cargas com a rede de monitoramento das rodovias federais e estaduais. Segundo a APS, o acordo também permitirá verificar nos sistemas da PRF se o veículo agendado foi registrado nas rodovias federais, o que facilitará a verificação do cumprimento da agenda. Na prática, os caminhões serão acompanhados em tempo real, possibilitando a ação policial em caso de parada não prevista ou desvio da rota.
O monitoramento, combinado com o agendamento, deve reduzir a espera dos caminhoneiros para carga ou descarga no bairro da Alemoa, em Santos. Nesse período, eles se tornam alvo dos criminosos. O acordo também vai possibilitar a realização de vistorias e treinamento em conjunto da PRF e de equipes da segurança do porto. Atualmente, as transportadoras dispõem de tecnologia para detectar até variações no volume da carga dos caminhões e alterações na temperatura interna dos veículos frigorificados. No rastreamento inteligente, os sensores acusam, por exemplo, se o lacre da porta desses veículos foi rompido. Essas informações são compartilhadas com o policiamento de cada área.
Na região de Santos, os roubos de carga caíram no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da SSP. Foram 201 roubos de janeiro a junho de 2024 e 274, em 2023. Em relação a 2022, quando foram registrados 104 roubos, houve neste ano quase o dobro de ocorrências. Um dos focos principais da parceria é a Rodovia Régis Bittencourt (BR-166), que liga São Paulo (SP) a Curitiba (PR), onde os ataques a caminhoneiros são frequentes. A Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e a Fernão Dias, ligação de São Paulo (SP) à Belo Horizonte (MG), também estão no foco da ação conjunta. Muitas cargas rodoviárias com destino ao Porto de Santos trafegam por rodovias federais antes de chegarem à Via Anchieta. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.