28/Aug/2024
O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou nesta terça-feira (27/08), que a transição ecológica em curso no Brasil e no mundo representa a grande oportunidade para fortalecer o setor minerário nacional. O Brasil conta com uma sólida reserva de minerais críticos. Atualmente, os principais metais considerados críticos pelo governo para a transição energética são o cobre, lítio, grafite, cobalto, entre outros. Foi mencionado ainda avanços no processo de regulação e reconhecimento desses minerais e defendeu o papel do MME na contribuição para atender ao setor.
Há oportunidade do Brasil se posicionar tanto pró-extração dos minerais críticos quanto no processo de transformação dos metais. A mineração deve trazer mais valor na cadeia. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) tem contribuído para o processo de transição energética e possui investimentos estratégicos referentes ao seu projeto P-15, voltado para a produção de minério de ferro de alta qualidade, que pode se transformar em um insumo para a descarbonização da indústria siderúrgica. Para além da agenda de descarbonização, o setor mineral é representativo em termos de volume de investimentos.
A CSN lamentou o fato de que tem avançado a tributação da atividade minerária por meio da reforma tributária e o estabelecimento das cotas de importação do aço, implementada em junho pelo governo, teve efeito inócuo. O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) afirmou que o avanço na tributação do setor minerário representa um desestímulo para o avanço em novos projetos de mineração. Observa-se a redução da participação da indústria no PIB e é preciso reverter isso. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.