17/Dec/2024
A Automob, companhia de concessionárias de veículos leves e pesados do Grupo Simpar, estreou nesta segunda-feira (16/12), na B3 sob o código AMOB3. Fruto da reorganização das operações da Vamos, a empresa nasce com R$ 12,7 bilhões em receita bruta, considerando o acumulado dos últimos 12 meses. Com estes números, a Automob será o maior grupo de redes de concessionárias do País. A expectativa é que a chegada à B3 amplie o acesso a capital, enquanto a companhia foca em diversificar e ampliar as operações. O maior porte da operação permitirá uma diluição dos impactos negativos das concessionárias ligadas ao agronegócio, que vinham "contaminando" os resultados da Vamos. O agro, que é volátil, estará diluído dentro de um negócio muito maior de concessionárias. A maior diversificação dá mais capacidade para sofrer menos e atuar preventivamente se for o caso.
Não há previsão de uma melhora para o segmento de concessionárias do agronegócio no curto prazo. Com isso, o foco será no trabalho interno, sem contar com uma retomada do mercado. Contudo, o resto do segmento de pesados e de seminovos vai bem, apesar da alta dos juros. Os bancos ainda estão com apetite para oferecer crédito para financiamento de carros seminovos. A reorganização da Vamos consistiu na divisão das operações de locação e concessionária. Para isso, a Vamos Concessionária comprou a participação de 35,5% da Simpar na Automob por R$ 1 bilhão. As duas empresas foram integradas, dando origem a uma nova companhia independente listada no Novo Mercado, também batizada como Automob. A companhia irá concentrar as operações de vendas e serviços de concessionárias de veículos leves, caminhões, linhas amarela e verde do Grupo Simpar.
A Vamos se tornará uma empresa "pura" de locação. Das 192 lojas da nova empresa, 120 são da Automob "original" e 72 da Vamos. As unidades estão distribuídas em 12 Estados brasileiros, somando mais de 5 mil funcionários. Há espaço para ampliar estes números por meio de aquisições, mesmo que o foco inicia seja o crescimento orgânico. Há várias oportunidades dentro de casa, mas aquisições também pode ser uma maneira de complementar e desenvolver o negócio. A empresa ainda possui uma participação de mercado relativamente pequena, enquanto o segmento é altamente pulverizado, o que também justifica uma estratégia de consolidação. Desde 2020, a Automob participou de 10 aquisições. Este robusto ciclo de aquisições contribuiu para a multiplicação da receita líquida da empresa por mais de 15 vezes nos últimos quatro anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.