07/Jan/2025
A Sementes Oilema alcançou um crescimento de cerca de 5% em volume comercializado em 2024 em relação ao ano anterior, o que estabelece em cerca de 2,5% a sua participação na área total ocupada pela soja no Brasil. No período, a Oilema expediu 1,4 milhão de sacos de sementes. Outro destaque no portfólio da empresa em 2024 foi o crescimento expressivo, de cerca de 50%, da cultura do sorgo, que desponta como uma das principais apostas para os próximos anos.
A demanda interna, impulsionada pela chegada da Inpasa (indústria de etanol de milho e sorgo, que iniciará operações no Maranhão em março de 2025 e, na Bahia, em 2026), aliada ao potencial de exportação para países como a China, amplia as perspectivas do mercado. O sorgo é uma cultura extremamente promissora. Os produtores já estão se preparando para atender a essa demanda, tanto para a produção de etanol quanto para exportação.
O Brasil tem todas as condições de ampliar sua participação nesse mercado global. Foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (06/01) a nova sede da Oilema, em Luís Eduardo Magalhães (BA), em um terreno de 3,6 mil metros quadrados, cuja estrutura conta com um laboratório de 465 metros quadrados. A construção, realizada ao longo de dois anos, utilizou painéis isotérmicos que garantem melhor conforto térmico, especialmente em regiões de clima quente, como o oeste da Bahia.
Com um histórico de investimentos robustos (R$ 70 milhões aplicados desde 2023 em infraestrutura, incluindo a nova sede e o escritório na fazenda), a Oilema foi fundada em 1998, na Bahia. O empreendimento uniu a expertise de dois tradicionais grupos agrícolas do cerrado baiano, o Condomínio Irmãos Gatto e o Condomínio Agrícola Santa Carmen. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.