28/Jan/2025
A estratégia de diversificação de produtos levou a Fex Agro, distribuidora de insumos agrícolas com sede em Primavera do Leste (MT), a fechar 2024 com faturamento de R$ 135 milhões, resultado que pode crescer 80% neste ano, para esperados R$ 225 milhões. A expectativa se baseia no forte desempenho no último trimestre do ano, com 58% da receita vindo dos insumos agrícolas, 26% da nutrição animal e 14% de grãos. Este mix dá uma vantagem competitiva, pois o ciclo de recebimento na nutrição animal é de 30 dias, enquanto insumos chegam a 180 dias, garantindo melhor fluxo de caixa.
A empresa conseguiu manter margens positivas, entre 1% e 2% em 2024, quando boa parte do setor operou no vermelho. A gestão financeira rigorosa e experiência em gerenciamento de riscos nos permitiu atravessar um ano difícil para o setor de distribuição. A empresa avança com planos de crescimento geográfico em 2025, incluindo uma nova unidade em Minas Gerais focada em nutrição animal. A Fex Agro já possui seis unidades em Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Além da expansão territorial, a empresa estuda oportunidades na industrialização de farelo de algodão e no atendimento ao mercado de gergelim.
A empresa fortaleceu as equipes regionais e identificou nichos promissores, sempre mantendo a política de crescimento sustentável. A Fex Agro reforçou a análise de risco em 2024, ano marcado por recuperações judiciais de empresas do setor de distribuição. Em uma indústria onde problemas climáticos e pragas são inevitáveis, é preciso ter estrutura de crédito semelhante à de um banco. A empresa faz visitas técnicas às propriedades e prioriza CPR física com contrato de barter (troca de insumos por produção). Em 2024, teve apenas um caso de RJ e obtive êxito nas execuções por termos garantias bem estruturadas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.