10/Feb/2025
Os Estados Unidos e o Panamá emitiram declarações conflitantes na semana passada sobre o acesso ao Canal do Panamá, com o Departamento de Estado dizendo que todas as taxas seriam dispensadas para navios do governo norte-americano e o Panamá respondendo que nenhum acordo havia sido fechado. “Os navios do governo dos Estados Unidos acessarão a hidrovia sem taxas de cobrança, economizando milhões de dólares por ano", afirmou o Departamento de Estado.
O presidente Donald Trump chamou as taxas de "ridículas" e ameaçou repetidamente "retomar" o Canal do Panamá, criticando a influência que ele diz que a China tem sobre a hidrovia. A Autoridade do Canal do Panamá afirmou que nenhum ajuste desse tipo havia sido feito nos pedágios ou direitos de trânsito para navios do governo dos Estados Unidos.
O anúncio ocorreu dias após o Secretário de Estado, Marco Rubio, visitar o país para se encontrar com o presidente José Raúl Mulino e fazer um tour pelo canal. A portas fechadas, ambos os países concordaram em discutir a possibilidade de conceder passagem livre aos navios da Marinha dos Estados Unidos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.