ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mar/2025

Rodovias: resultado do leilão de concessões de MT

A construtora VF Gomes arrematou o Lote 1 do leilão de rodovias de Mato Grosso realizado na sexta-feira (14/03), na sede da B3 em São Paulo. A oferta vencedora representa um desconto de 8,5% sobre a tarifa máxima de pedágio estipulada em edital, que era de R$ 12,75. O lote, nomeado de Rota dos Arinos, foi um dos quatro leiloados pelo governo do estado de Mato Grosso. O projeto prevê R$ 698,7 milhões em investimentos (capex) ao longo de 30 anos de contrato. As despesas operacionais (opex) totais previstas são de R$ 871,2 milhões. O trecho arrematado abrange 237,59 quilômetros das rodovias estaduais MT-160-220-242-338 entre o distrito de Ana Terra, em Tapurah, e o município de Juara. A VF Gomes enfrentou outras três concorrentes na disputa: Monte Rodovias, Consórcio MTVias e Consórcio Rodoviário Vale dos Arinos. Contudo, como a diferença entre a primeira e a segunda proposta foi de mais de 20%, a disputa não foi a viva-voz.

O Consórcio Rota da Produção, formado pelas empresas Zopone Engenharia e a Constoral Construtora, arrematou o Lote 2 do leilão de rodovias do Mato Grosso. A oferta vencedora representa um desconto de 2,3% sobre a tarifa máxima de pedágio estipulada em edital, que era de R$ 10,74. O lote, nomeado de Rodovia da Produção, foi um dos quatro leiloados pelo governo do estado do Mato Grosso. O projeto prevê R$ 1,8 bilhão em investimentos (capex) ao longo de 30 anos de contrato. As despesas operacionais (opex) totais previstas somam R$ 1,5 bilhão. O trecho arrematado abrange 418,56 quilômetros das rodovias estaduais MT-010-160-249-480. A estrada corta os municípios de Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Santo Afonso e Tangará da Serra. O consórcio vencedor enfrentou outros dois concorrentes na disputa: Inovia II e Consórcio VMT. Contudo, como a diferença entre a primeira e a segunda proposta foi de mais de 20%, a disputa não foi a viva-voz.

A CS Infra, empresa do Grupo Simpar, arrematou o Lote 5 do leilão de rodovias de Mato Grosso. A oferta vencedora representa um desconto de 8,3% sobre a tarifa máxima de pedágio estipulada em edital, que era de R$ 13,12. O lote, nomeado de Rodovia da Integração, foi o primeiro dos quatro que foram leiloados na sexta-feira (14/03). O projeto prevê R$ 1,1 bilhão em investimentos (capex) ao longo de 30 anos de contrato. O opex total previsto é de R$ 1,329 bilhão. O trecho arrematado abrange 308,26 quilômetros das rodovias estaduais MT-020 e MT-326. A estrada corta os municípios de Água Boa, Campinápolis, Canarana e Paranatinga. A CS Infra enfrentou outras quatro concorrentes na disputa: Monte Rodovias, Consórcio Inovia III, Consórcio RDG Canarana e Consórcio VMT. Contudo, como a diferença entre a primeira e a segunda proposta foi de mais de 20%, a disputa não foi a viva-voz.

A falta de propostas pelos lotes rodoviários 3 e 6 de Mato Grosso era prevista pelo governo do Estado. Os projetos, que não atraíram investidores, deveriam ter sido leiloados na sexta-feira (14/03), junto com outros quatro. A expectativa do poder público é trazer uma solução, nos próximos 30 dias, para os dois lotes não leiloados. A modelagem tinha equívocos técnicos. Para mitigar a falta de interessa nos projetos, o governo pode buscar outras alternativas, incluindo um novo leilão. Outra possibilidade é a transferência dos lotes para Rota do Oeste, concessionária do governo do estado de Mato Grosso administra a MT-163. Será buscada a melhor solução dar um encaminhamento objetivo a esses ativos. Com uma extensão de 161 quilômetros, o Lote 3 (Rota do Rio Acima) inclui trechos das MT-010-246-401-402. A previsão de investimentos do edital era de R$ 1,2 bilhão Já o Lote 6 (Rodovia Multimodal) corte 634 quilômetros das rodovias MT-020-140-225-244-251, com demanda de R$ 1,7 bilhão em investimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.