04/Apr/2025
A Lenarge, empresa de transporte com atuação nacional, adquiriu a Zero Carbon Logistics, focada em logística sustentável. A operação, cujo valor não foi divulgado, dará origem a uma companhia com faturamento de R$ 2 bilhões previsto para 2025, 30% a mais do que a empresa compradora registrou no ano passado. A Lenarge transporta 15 milhões de toneladas de cargas anualmente, atendendo setores como siderurgia, mineração, construção civil e agronegócio. Com a incorporação, irá diversificar o portfólio com segmentos nos quais a Zero Carbon já atua. Entre eles, transporte de equipamentos de manutenção, reparo e operações (MRO), armazenagem, locação de caminhões e equipamentos 100% elétricos. O novo grupo soma mais de 2 mil colaboradores e uma frota superior a 3 mil equipamentos.
A expectativa é que o negócio também fortaleça a presença da Lenarge em soluções de transporte sustentável. "As principais sinergias serão a expansão das boas práticas, relacionadas à sustentabilidade, e ganhos de escala", afirma o CEO da Zero Carbon, Felipe Marçal Cota. Para diminuir as emissões na cadeia logística, a Zero Carbon utiliza veículos elétricos e movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL). A estratégia passa também pela centralização das operações logísticas, segundo o executivo. Cota destaca que isso permite reduzir o número de veículos em circulação e, por consequência, em até 20 vezes a quantidade de CO2. Ainda assim, o CEO da Zero Carbon avalia que a companhia possui uma tabela de preços "bem competitiva".
Ele atribui isso à automatização e centralização, que reduzem desperdícios. "Reduzindo o CO2, diminuímos também as despesas e conseguimos enxugar os custos para não repassar para os clientes um valor acima do mercado para os serviços", explica. Neste primeiro momento pós aquisição, as companhias devem focar no crescimento orgânico, com destaque para o avanço projetado para o faturamento. Contudo, Marçal não descarta novas operações no futuro. "Temos outras aquisições no radar. Isso vem sendo discutido e analisado", diz. Mas, o executivo relata que mapear oportunidades no setor de logística, principalmente sustentável, não é um processo simples. "Vemos uma grande dificuldade de encontrar companhias alinhadas com o mesmo propósito e que tenham uma automatização mais moderna", diz. Fonte: Broadcast Agro.