ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Apr/2025

Brasil terá Política Nacional de Minerais Críticos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (23/04) que ainda neste ano o governo pode fechar uma política nacional de minerais críticos para a transição energética. Parcerias com empresas chinesas vão desenvolver a cadeia produtiva dos minerais críticos. O ministro está na China e fez o anúncio no "Summit Valor Econômico Brazil-China 2025", em Xangai. Boa parte do discurso de abertura do ministro no evento foi sobre o fortalecimento da relação bilateral entre Brasil e China. "Lítio, níquel, cobre e terras raras são indispensáveis para as inovações tecnológicas nas cadeias de renováveis e de baterias. O Brasil é riquíssimo nesses minerais.

Alexandre Silveira também avaliou que a experiência do Brasil em biocombustíveis ajudará a China a retomar a mistura de etanol na gasolina. Alexandre Silveira teve reunião, também nesta quarta-feira (23/04), com representante da empresa Envision Energy, para discutir oportunidades de investimentos e desenvolvimento entre os dois países. O ministro de Minas e Energia participou de reuniões bilaterais com a mineradora brasileira Vale e com a China Baowu Steel Group Corporation, siderúrgica da China. A agenda teve como foco o fortalecimento de parcerias comerciais, a atração de investimentos para o Brasil e a ampliação da cooperação em tecnologias voltadas à transição energética.

O ministro visitou a sede da Baosteel, subsidiária da estatal China Baowu, localizada no distrito de Baoshan, em Xangai. Na segunda-feira (21/04), o ministro esteve reunido com a presidente do banco do Brics e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na sede do New Development Bank (NDB), em Xangai. Os dois discutiram estratégias para ampliar os investimentos em infraestrutura energética no Brasil. A ida de Alexandre Silveira à China antecede a viagem do presidente Lula ao país asiático, prevista para o próximo mês. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.