31/Mar/2020
Os futuros de milho fecharam em baixa nesta segunda-feira (30/03) na Bolsa de Chicago. O mercado foi pressionado pelo enfraquecimento do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O vencimento maio do grão recuou 4,75 cents (1,37%) e fechou a US$ 3,41 por bushel.
Além disso, a quarentena imposta em vários estados do país deve afetar significativamente a demanda por etanol. Segundo a Pacific Ethanol, o consumo deve diminuir em mais de 50%. Isso está levando várias usinas nos Estados Unidos a suspender ou reduzir as operações. Esse corte de produção pode reduzir a demanda doméstica por milho em até 10 milhões de toneladas. Investidores também aguardam o relatório de intenção de plantio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta terça-feira (31/03).
A expectativa é de que o número não fique longe do projetado pelo USDA durante o Fórum de Perspectivas Agrícolas em fevereiro. Na ocasião, a área de milho foi estimada em 38,04 milhões de hectares. O USDA informou que o volume de milho inspecionado para exportação na semana passada foi de 1,27 milhão de toneladas, aumento de 47,9% ante a semana anterior.