04/Jun/2020
Os futuros de milho recuperaram perdas e fecharam perto da estabilidade nesta quarta-feira (03/06) na Bolsa de Chicago. O mercado operou em leve baixa durante boa parte da sessão, refletindo a expectativa de ampla oferta dos Estados Unidos e a retomada ainda lenta da demanda por combustíveis. Nos Estados Unidos, o etanol é feito principalmente com milho.
No fim da sessão, porém, esses fatores foram contrabalançados pela alta mais firme do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol. O vencimento julho do grão cedeu 0,25 cent (0,08%) e fechou a US$ 3,24 por bushel. A Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos informou que a produção média de etanol no país foi de 765 mil barris por dia na semana encerrada em 29 de maio, alta de 5,66% ante a semana anterior.
Apesar do aumento, o volume ainda está bem abaixo do normal para esta época do ano, entre 1 milhão e 1,1 milhão de barris por dia. Os estoques do biocombustível diminuíram 0,7%, para 22,5 milhões de barris. As margens de produção de etanol agora estão positivas, o que deve contribuir para que os volumes continuem crescendo.