ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Fev/2022

RS: chuvas beneficiam desenvolvimento da safra

Segundo a Emater-RS, as chuvas ocorridas na última semana permitiram a retomada da semeadura do milho, que já atinge 98% da área total estimada, especialmente em sucessão às lavouras de fumo ou em plantio escalonado, prática tradicional mais ao sul do Estado. A reposição parcial de umidade nos solos, beneficiou igualmente as lavouras em estágios de desenvolvimento vegetativo (10%), florescimento (7%) e enchimento de grãos (20%), que totalizam 37% da área cultivada. Os cultivos em maturação alcançam 21% e apresentam estimativa de redução na produtividade inicial.

A colheita evoluiu para 42% das lavouras, consolidando perdas ocasionadas pela estiagem ao longo do ciclo do cereal. O mesmo período foi caracterizado pela presença de baixos acumulados de chuva em todas as regiões do Estado e favoreceram o desenvolvimento da soja pelo aumento do teor de umidade do solo e redução das altas temperaturas. O plantio está praticamente concluído (99% da área total estimada). Os cultivos avançam no ciclo e 22% já chegaram na fase de enchimento de grãos, 43% em floração e 35% ainda estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Os produtores aproveitaram as condições do tempo mais favoráveis para realizar tratos culturais. As condições climáticas entre 24 e 31 de janeiro foram um pouco mais favoráveis que as ocorridas desde o início de janeiro de 2022. As temperaturas excessivas reduziram no momento que a cultura apresenta 58% da área em estágios reprodutivos: floração (36%) e enchimento de grãos (22%), enquanto 5% da área já está em maturação e outros 37% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Também houve ocorrência de chuvas, mal distribuídas, mas que proporcionaram uma reposição parcial de mananciais, em algumas regiões produtoras, que apresentavam dificuldades na irrigação. Entre esta segunda-feira (07/02) e quarta-feira (09/02), a presença do ar seco manterá o tempo firme e grande amplitude térmica, com temperaturas mais amenas no período noturno e em torno de 30°C durante o dia. Os totais previstos deverão oscilar entre 15 e 35 mm na maior parte do Estado. Na Fronteira Oeste, Missões e Planalto, os volumes deverão oscilar entre 35 e 50 mm, e poderão superar 60 mm em algumas localidades do Alto Uruguai. Fonte: Emater-RS. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.