ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mar/2022

Ucrânia: produção de milho deve recuar em 2022

A invasão da Ucrânia pela Rússia deve reduzir significativamente a área plantada para grãos de primavera. Previsões do próprio Ministério da Agricultura da Ucrânia estimam que a área cultivada diminua para 7 milhões de hectares ante 15 milhões de hectares no ano passado. A redução deve afetar particularmente o milho. Ao contrário do trigo de inverno, o milho não é semeado até a primavera. A área plantada deve diminuir para 3,3 milhões de hectares, em comparação com 5,4 milhões de hectares no ano passado.

A Ucrânia está considerando suspender a exigência de licenças de exportação de milho, assumindo que é possível realizar a exportação do grão em uma data posterior, já que o país tem estoques abundantes. Além disso, o Ministério da Agricultura está recomendando que os agricultores plantem mais trigo de primavera, trigo sarraceno, aveia, painço e cevada de primavera para garantir a segurança alimentar. O Ministério da Agricultura do país estima área plantada com trigo de inverno no outono passado em 6,5 milhões de hectares. Por causa da guerra, no entanto, a área colhida poderia ser de apenas 4 milhões de hectares. No ano passado, a Ucrânia colheu uma safra recorde de grãos de 84 milhões de toneladas.

Originalmente, 65 milhões de toneladas desse total seriam exportadas, incluindo 25,3 milhões de toneladas de trigo e 40 milhões de toneladas de milho. Os números reais provavelmente ficarão visivelmente aquém dessas metas de exportação por causa da guerra. Na avaliação da consultoria agrícola ucraniana APK-Inform, as exportações de trigo não devem ultrapassar 18,3 milhões de toneladas e 200 mil toneladas apenas devem ser exportadas entre março e junho. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.