ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mai/2023

Futuros do milho caem com fracas vendas dos EUA

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta quinta-feira (18/05) na Bolsa de Chicago, após dados de vendas dos Estados Unidos que vieram abaixo das estimativas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que cancelamentos superaram em 339 mil toneladas as vendas de milho da safra 2022/2023 na semana encerrada em 11 de maio. Para 2023/2024, foram vendidas 74 mil toneladas. Considerando as duas safras, os cancelamentos superaram as vendas em 265 mil toneladas.

O vencimento julho do grão recuou 6,25 cents (1,11%), e fechou a US$ 5,55 por bushel. A redução da demanda chinesa também vem pesando sobre a commodity. Desde 24 de abril, a China cancelou compras de milho norte-americano totalizando 1,1 milhão de toneladas. As exportações dos Estados Unidos continuam fracas, e a demanda deve ficar em grande parte restrita à América do Sul nos meses de verão do Hemisfério Norte. A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) informou que o país importou 1 milhão de toneladas de milho em abril, queda de 54,6% na comparação com igual mês do ano passado.

Nos quatro primeiros meses do ano, a China importou 8,52 milhões de toneladas do grão, recuo de 8,4% na comparação anual. O mercado também foi pressionado pelo fortalecimento do dólar ante o Real e pela queda do petróleo. A alta da moeda norte-americana tende a estimular as exportações brasileiras, enquanto o recuo do petróleo diminui a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho.