ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mai/2023

Futuros do milho em baixa acompanhando o trigo

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta terça-feira (30/05) na Bolsa de Chicago, influenciados pelo desempenho do trigo. Os dois grãos tendem a se mover na mesma direção porque um é substituto direto do outro em ração animal. O avanço do dólar ante o Real e o enfraquecimento do petróleo também pesaram sobre as cotações. A alta da moeda norte-americana tende a estimular as vendas externas brasileiras, enquanto a queda do petróleo diminui a competitividade relativa do etanol.

Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. O vencimento julho do grão perdeu 10,00 cents (1,66%), e fechou a US$ 5,94 por bushel. Além disso, a percepção é de que o clima seco no Meio Oeste dos Estados Unidos ainda não afeta o potencial produtivo das lavouras. A seca aguda de maio impulsionou o avanço do plantio e nenhum potencial de rendimento foi perdido devido à diminuição precoce da umidade para as plantas.

Porém, caso persista o tempo seco visto no último fim de semana, a safra acabará sendo prejudicada. Dados de exportação dos Estados Unidos também pressionaram o mercado. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 1,31 milhão de toneladas de milho foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana até 25 de maio, queda de 0,97% ante a semana anterior. No ano comercial 2022/2023, o volume inspecionado soma 28,69 milhões de toneladas, queda de 32% na comparação anual.