ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Apr/2024

Futuros em baixa com avanço do plantio nos EUA

Os futuros de milho fecharam em baixa nesta terça-feira (09/04) na Bolsa de Chicago, refletindo o avanço do plantio nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a semeadura de milho estava em 3% até o dia 7 de abril, ante 3% na data correspondente do ano passado e 2% na média de cinco anos. Os fundamentos já são baixistas de modo geral, e devem ficar ainda mais baixistas com o forte início do plantio de milho.

O vencimento maio do grão recuou 4,25 cents (0,98%), e fechou a US$ 4,31 por bushel. O mercado também foi pressionado pelo enfraquecimento do petróleo, que diminui a competitividade relativa do etanol. Nos Estados Unidos, o biocombustível é feito principalmente com milho. Ajustes antes do relatório de oferta e demanda do USDA, que será divulgado nesta quinta-feira (11/04), impediram uma queda mais acentuada dos preços.

De acordo com analistas, a estimativa para estoques nos Estados Unidos ao fim de 2023/2024 deve ser cortada de 55,17 milhões de toneladas para 53,47 milhões de toneladas. Quanto à América do Sul, os analistas esperam que o USDA reduza sua estimativa para a safra do Brasil de 124 milhões de toneladas para 122,1 milhões de toneladas. A previsão para a Argentina deve ser cortada de 56 milhões de toneladas para 55,3 milhões de toneladas.