04/Apr/2025
A FS, produtora de etanol de milho, mantém sua estratégia de originação para minimizar impactos da alta do preço do cereal. A estratégia de originação na compra de milho é seguida há oito anos, o que torna a empresa menos dependentes do mercado spot, que é o mais volátil. Aproximadamente um terço do milho utilizado pela FS é adquirido com dois anos de antecedência, outro terço com um ano e apenas um terço no mercado mais próximo. Assim, a empresa já garantiu a maior parte da sua compra, reduzindo riscos.
O programa de originação está bem estabelecido e praticamente fechado. Assim, a empresa não será fortemente impactada por essa volatilidade e pelos preços elevados. Além disso, mesmo com uma parte significativa do milho plantada fora da janela ideal, a FS não prevê impactos na produção de etanol do setor. A previsão é de uma supersafra de milho, apesar da janela um pouco mais tardia. Há novas áreas sendo utilizadas e a produtividade está elevada.
Em outra frente, a FS segue expandindo sua atuação no mercado de DDG, um coproduto usado na nutrição animal, com a expectativa de fabricar entre 1,9 milhão e 2 milhões de toneladas neste ciclo. A empresa também busca expandir suas exportações, com foco em mercados asiáticos. O time comercial esteve na Indonésia e no Vietnã, e há grande potencial para novos mercados, incluindo a China. A abertura de mercados é fundamental para a estratégia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.