ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mar/2021

Futuros da soja em alta com ajustes de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (05/03). Traders ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta terça-feira (09/03). O maior interesse estará na demanda, para ver se o USDA mantém inalteradas ou reduz as projeções de estoques. O vencimento maio da oleaginosa subiu 19,50 cents (1,38%) e fechou a US$ 14,30 por bushel.

O clima desfavorável na América do Sul também deu suporte às cotações. A previsão ainda é de clima quente e seco nas principais áreas de cultivo da Argentina nesta semana, enquanto chuvas muito fortes continuam em parte de Mato Grosso. A Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou que o tempo mais quente e seco nos últimos sete dias agrava a situação da safra argentina em áreas do centro e da Região Sul do País.

A parcela da safra argentina em condição boa ou excelente diminuiu de 15% para 10% na última semana. A parcela em condição regular ou ruim aumentou de 15% para 20%. Os ganhos também foram sustentados pelo avanço do óleo de soja. O derivado, por sua vez, acompanhou o fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.