ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Abr/2021

Futuros em forte alta com clima adverso nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta expressiva nesta quinta-feira (22/04). Os ganhos foram sustentados pelo clima desfavorável em importantes regiões de cultivo dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, a previsão é de chuvas no leste e no sul do Meio Oeste durante a próxima semana, o que deve atrapalhar o plantio. No Delta do Mississippi, as baixas temperaturas podem ter causado danos nas lavouras de soja.

Além disso, chuvas neste fim de semana e na próxima devem atrasar o plantio. A atenção tem ficado nas baixas temperaturas dos Estados Unidos e no efeito que isso teve no plantio. O vencimento julho da oleaginosa ganhou 34,75 cents (2,35%) e fechou a US$ 15,14 por bushel. O desempenho do óleo de soja, que subiu 3,5%, também impulsionou as cotações do grão. O cenário de otimismo com biocombustíveis do início dos anos 2000 está se repetindo. A euforia está voltando, mas o foco desta vez está no mercado de óleos vegetais, liderado pelo óleo de soja.

Novas plantas estão aparecendo ao redor do país e do mundo, com uso para caminhões ou aviões. A demanda deve exceder fortemente a oferta nos próximos cinco anos. Dados de vendas externas dos Estados Unidos vieram dentro da expectativa do mercado. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 64.300 toneladas de soja da safra 2020/2021 e 315.300 toneladas para 2021/2022 na semana encerrada em 15 de abril.