ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Mai/2021

Futuros em baixa com avanço do plantio nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (25/05), refletindo o avanço do plantio nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a semeadura alcançou 75% da área total prevista até o dia 23 de maio, avanço de 145 na semana. O plantio está à frente do reportado em igual período do ano passado (63%) e da média de cinco anos (54%).

O vencimento julho da oleaginosa recuou 11,00 cents (0,72%) e fechou a US$ 15,11 por bushel. Além disso, analistas acreditam que a área final de soja poderá ser maior do que a projetada pelo USDA no fim de março. Na ocasião, o governo dos Estados Unidos previu 35,45 milhões de hectares. Para a Universidade de Illinois, o USDA deve elevar essa estimativa em 404,7 mil hectares no relatório de área plantada, que sai no fim de junho. O clima favorável ao desenvolvimento das lavouras no Meio Oeste dos Estados Unidos também pressionou as cotações.

Segundo a meteorologia, a previsão é de chuvas nos próximos sete dias. No norte e no leste da região, a expectativa é de chuvas entre fracas e moderadas. No oeste e no sul, o volume deve ser maior, com possibilidade de tempestades e alagamentos. O mercado também foi influenciado pelo desempenho do farelo de soja, que caiu mais de 3%. O derivado, por sua vez, acompanhou a forte queda do milho. Farelo de soja e milho são ingredientes concorrentes em ração animal.