ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mai/2021

Futuros fecham em baixa antes de feriado nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa na sexta-feira (28/05), pressionados por um movimento de realização de lucros após a alta de mais de 2% registrada na sessão anterior. Traders também ajustaram posições para reduzir sua exposição ao risco antes do fim de semana prolongado nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (31/05), os mercados do país permanecem fechados por causa do feriado do Memorial Day.

Fundos venderam entre 3.200 e 3.800 contratos de soja na sexta-feira (28/05). O vencimento julho da oleaginosa recuou 6,50 cents (0,42%) e fechou a US$ 15,30 por bushel. O contrato ganhou 0,27% na semana passada e cedeu 0,24% no mês de maio. O clima nos Estados Unidos começa a ter um peso maior na formação de preços, com a transição do período de plantio para o período de desenvolvimento. Agora que as lavouras foram implantadas, é preciso chuvas regulares para evitar perdas de produção. Tendo em vista as estimativas de estoques apertados na safra nova, o mercado deve ficar mais atento a previsões meteorológicas durante toda a temporada de desenvolvimento, e provavelmente haverá um maior volume de prêmio de risco climático.

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires elevou em 500 mil toneladas sua estimativa para a produção argentina de soja em 2020/2021, para 43,5 milhões de toneladas. O ajuste foi motivado por rendimentos acima da expectativa na província de Córdoba e no centro-norte de Santa Fé. A colheita de soja atingiu 91,4% da área semeada, um avanço de 6% na semana. Foram colhidos até agora 40,7 milhões de toneladas, com rendimento médio nacional de 2,72 toneladas por hectare.