ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jul/2023

Futuros de soja encerraram praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade na sexta-feira (14/07). O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 1,00 cent (0,07%) e fechou a US$ 13,70 por bushel. Na semana passada, acumulou ganho de 4%. O mercado foi influenciado em parte por preocupações com a falta de umidade em áreas de cultivo do Meio Oeste dos Estados Unidos.

O Monitor da Seca dos Estados Unidos mostrou que a parcela da área de soja com algum nível de estiagem passou de 60% para 57% na última semana. O número, no entanto, é muito superior ao de um ano atrás, de 25%. Após o recuo decorrente do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o mercado voltou a se concentrar no clima, com traders inserindo suas próprias estimativas de rendimento e não dando muita atenção às projeções do USDA.

No dia 12 de julho, o USDA publicou estimativas de produção e estoques que vieram bem acima da expectativa de analistas. Esses fatores foram contrabalançados pelo desempenho do óleo de soja, que caiu 0,83%. O derivado, por sua vez, acompanhou o enfraquecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.