01/Mar/2024
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta quinta-feira (29/02), após dados semanais de vendas externas dos Estados Unidos. O vencimento maio da oleaginosa perdeu 4,50 cents (0,39%), e fechou a US$ 11,40 por bushel. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 159,7 mil toneladas de soja da safra 2023/2024, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 22 de fevereiro.
O volume representa alta expressiva ante a semana anterior, mas queda de 30% em relação à média das quatro semanas anteriores. A China foi o principal comprador na semana, com 154,8 mil toneladas, mas o volume ficou bem abaixo das 391,7 mil toneladas compradas pelo país asiático na semana anterior. O total vendido ficou mais próximo do piso das estimativas de analistas, que iam de 100 mil a 600 mil toneladas.
O avanço da colheita no Brasil, as boas perspectivas para a safra da Argentina e a expectativa de aumento da área semeada nos Estados Unidos também seguem pesando sobre os contratos. A entrada da soja brasileira no mercado tem atraído o interesse chinês e afetado a demanda pelo grão norte-americano. De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve embarcar 8,5 milhões de toneladas de soja em fevereiro