ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jun/2025

Futuros de soja caem com clima favorável nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (23/06), apesar de as preocupações com o conflito no Oriente Médio terem aumentado após o ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares no Irã. Segundo analistas, o mercado foi pressionado pela expectativa de clima promissor para o desenvolvimento das lavouras nos Estados Unidos. Uma onda de calor abrangendo a maior parte dos Estados Unidos tem temperaturas na faixa dos 30ºC a 35°C em muitos lugares.

O tempo quente vai favorecer o crescimento das plantas, e as chuvas previstas para o meio e o fim desta semana devem aliviar um possível estresse nas lavouras. O vencimento novembro da oleaginosa perdeu 14,00 cents (1,32%), e fechou a US$ 10,46 por bushel. Os negócios também foram influenciados pelo desempenho do óleo de soja, que recuou mais de 2%. O derivado passou por realização de lucros após ter acumulado valorização de 7,63% na semana passada. Dados de inspeção de exportações dos Estados Unidos também pesaram sobre os contratos.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 192.890 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos norte-americanos na semana encerrada em 19 de junho, queda de 13,7% ante a semana anterior. A China, novamente, não apareceu entre os destinos. A ampla oferta do Brasil no mercado de exportação foi outro fator baixista para os preços. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) informou que o Brasil deverá embarcar até 15,31 milhões de toneladas de soja em junho.