25/Aug/2025
As estimativas da publicação Pro Farmer para a safra de soja nos Estados Unidos, divulgadas na sexta-feira (22/08), vieram abaixo das projeções mais recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Em suas estimativas, a Pro Farmer usa dados coletados durante a expedição Pro Farmer Crop Tour, mas também considera outros fatores, como a maturidade das culturas, ajustes de área, regiões fora da rota da expedição e análises históricas. A expedição percorreu lavouras em sete Estados do Meio Oeste dos Estados Unidos na semana passada. As projeções indicam que agricultores devem colher 115,57 milhões de toneladas de soja, com rendimento de 3,56 toneladas por hectare. No começo do mês, o USDA estimou a produção em 116,82 milhões de toneladas, com rendimento de 3,61 toneladas por hectare.
Durante a expedição, as contagens de vagens de soja superaram os números apurados no ano passado na grande maioria dos Estados, com exceção de Indiana. No entanto, boa parte das lavouras apresentou sinais de doenças, causadas principalmente por excesso de umidade. Como muitas lavouras ainda não estão maduras, isso pode afetar o rendimento final. A expedição previu safras maiores de soja em Minnesota e em Iowa. No geral, a contagem e as estimativas de rendimento foram superiores ao relatado no ano passado e à média das três safras anteriores. Contudo, doenças e clima desfavorável podem afetar os resultados finais da safra.
Em Minnesota, a contagem média de vagens de soja teve alta de 20,38% ante igual período de um ano atrás, ficando em 1.247,86 vagens por jarda quadrada (1 jarda quadrada = 0,836 metro quadrado). Na comparação com a média dos últimos três anos, o avanço foi de 19,90%. A safra de soja em Minnesota apresenta boa saúde, mas a contagem foi afetada pelo excesso de chuvas. As vagens de soja apresentaram bom enchimento, mas as doenças podem reduzir a produtividade. Em Iowa, a média da contagem de vagens de soja, incluindo os resultados da parte oeste, foi de 1.384,38 vagens por jarda quadrada, 5,49% maior que a de um ano atrás e 12,94% superior à média dos últimos três anos. A safra de soja tem boa aparência, porém com pressão da Síndrome da Morte Súbita e insetos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.