ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Oct/2025

China se compromete com compra de soja dos EUA

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quinta-feira (30/10) que os acordos firmados entre Estados Unidos e China após a reunião entre Donald Trump e Xi Jinping representam "um passo importante para restabelecer uma relação estável" entre as duas maiores economias do mundo. Segundo ele, os documentos deverão ser assinados oficialmente na próxima semana, consolidando compromissos sobre comércio, combate ao fentanil e cooperação tecnológica. Os Estados Unidos suspenderão por um ano as restrições da "Entity List', mecanismo do Departamento de Comércio que limita exportações de tecnologia norte-americana a empresas estrangeiras consideradas de risco à segurança nacional. A lista, que já incluiu companhias como Huawei, impõe exigências de licenças especiais para venda de chips, softwares e equipamentos avançados.

Segundo o secretário, a suspensão foi acordada em troca da decisão da China de pausar por um ano os controles sobre exportações de terras raras, insumos essenciais para semicondutores, energia e defesa. O secretário também informou que as medidas da Seção 301, dispositivo que autoriza tarifas punitivas sobre importações em casos de práticas comerciais desleais, foram suspensas, e que os Estados Unidos reduziram pela metade as tarifas relacionadas ao fentanil em contrapartida ao compromisso da China em diminuir o fluxo de precursores químicos usados na produção da droga. Entre outros pontos, Bessent destacou que a China concordou em comprar 12 milhões de toneladas de soja norte-americana neste ano e 25 milhões de toneladas por ano nos próximos três anos, fortalecendo os laços agrícolas bilaterais.

Bessent afirmou que os acordos firmados entre Estados Unidos e China representam um passo importante para restabelecer uma relação estável entre as duas maiores economias do mundo. Os documentos deverão ser assinados oficialmente na próxima semana, consolidando compromissos sobre comércio, combate ao fentanil e cooperação tecnológica. A secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Brooke Rollins, afirmou que a China "removerá tarifas injustificadas sobre a maioria dos produtos agrícolas dos Estados Unidos, como soja, algodão, sorgo, milho, trigo, frango, laticínios, carne suína, carne bovina e frutas e vegetais". Os comentários ocorrem na esteira da reunião entre os presidentes dos dois países. Ela ainda destacou que a China irá comprar dos Estados Unidos neste ano ao menos 12 milhões de toneladas de soja e outros 25 milhões de toneladas em 2026, 2027 e 2028. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.