13/Nov/2025
A Cooperativa Agrária e a Ireks do Brasil vão investir R$ 1,1 bilhão na unidade industrial localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). O projeto inclui a construção de duas novas plantas, a modernização da maltaria existente e a implantação de um centro logístico e laboratorial. As obras começam ainda neste ano e a conclusão está prevista para 2028. O investimento deve gerar mais de mil postos de trabalho durante a execução. O empreendimento permitirá à Agrária produzir maltes caramelizados e torrados, tornando-se a primeira cooperativa a fabricar maltes especiais em escala industrial no Brasil, insumo que atualmente é 100% importado.
A Agrária é uma das maiores cooperativas da América Latina e, junto com a Ireks, anuncia esse grande investimento. O projeto movimenta toda a cadeia de produção. De acordo com a cooperativa, a primeira linha de produção de malte, em operação desde a década de 1980, também passará por modernização, com automação e adoção de tecnologia de indústria 4.0. A aplicação de tecnologia em processos de inovação, com foco em sustentabilidade, é fundamental para o desenvolvimento da agroindústria. Esse é o melhor caminho para garantir a perenidade dos negócios, com capacidade para superar os desafios e identificar oportunidades no mercado.
A tecnologia será transferida da sede mundial da Ireks, na Alemanha, que já produz maltes especiais. Fazer maltes torrados e caramelizados era um desejo antigo, já que todo o volume consumido no Brasil é importado. A Agrária terá o suporte da Ireks da Alemanha, com transferência de tecnologia, e com isso partirá com um alto nível de produção. O projeto também contempla a criação de um novo Centro de Análises Laboratoriais Físico-Químicas e Reológicas, voltado à certificação da qualidade e segurança de alimentos, e um Centro Logístico Integrado, que dará mais controle e agilidade à movimentação de matérias-primas e produtos acabados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.