25/Nov/2025
A Petrobras reiterou a mensagem que, junto dos esforços para fortalecer a exploração e produção de petróleo, vai entrar em 2026 com planos de investir US$ 3 bilhões em renováveis. A estatal avalia fortemente o retorno ao etanol e incremento na produção de biodiesel. Além de exacerbar investimentos em hidrogênio, eólica offshore e solar. Hoje, esses temas são pesquisas, mas serão temas a partir de 2035. O mote é a garantia de abastecimento.
A estatal tem o compromisso de manter a relevância na oferta de energia ao País, o que passa pela ampliação de combustíveis de fontes renováveis. Nesse projeto, a Refinaria Gabriel Passos (REGAP), localizada em Betim (MG) já está pronta para fazer diesel coprocessado de 5% a 10% e combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de 2026. Para 2050 será preciso crescer 60% para manter a oferta de 31% da energia ao País. Hoje, 1% do que a Petrobras fornece é energia renovável porque foi tirado isso no passado.
Em 2050, fornecerá 23% de energia fóssil e 8% de renovável. A empresa está avançando na oferta do bunker renovável. Esses desenvolvimentos não impediram a empresa de apresentar resultados não só em Exploração e Produção, mas também em Refino. As refinarias estavam aquém de 70%. Após dois anos, estão com Fator de Utilização (FUT) de 94%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.