15/Dec/2025
O governo da Argentina, por intermédio do Ministério da Economia, declarou estado de emergência e desastre agropecuário em diversas áreas produtivas da província de Buenos Aires, prejudicadas por inundações. A medida, oficializada pela Resolução 1974/2025 publicada no Boletim Oficial do dia 11 de novembro, foi recomendada pela Comissão Nacional de Emergências e Desastres Agropecuários (CNEyDA).
A resolução prorroga o estado de emergência para circunscrições dos partidos (equivalentes a municípios ou distritos) de Veinticinco de Mayo e Saladillo, que já haviam sido declaradas em situação crítica anteriormente. Além disso, declara nova emergência para áreas dos partidos de Bragado, Lincoln, General Belgrano, Azul, Pila e Bolívar, também sob impacto do excesso de chuvas. O período de vigência da medida compreende de 1° de setembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026.
A data de 28 de fevereiro de 2026 foi estabelecida como o fim do ciclo produtivo para as explorações afetadas. Para acessar os benefícios previstos na Lei de Emergência Agropecuária, como diferimento de impostos e refinanciamento de dívidas, os produtores deverão apresentar certificado emitido pela autoridade provincial competente. Instituições financeiras e a agência de arrecadação ARCA foram instruídas a adotar as medidas necessárias para garantir o auxílio aos agricultores. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.