ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mar/2022

Argentina: governo concederá crédito aos moinhos

O Ministério do Desenvolvimento Produtivo da Argentina afirmou nesta segunda-feira (21/03) que o governo vai conceder 8 bilhões de pesos em linhas de crédito para que moinhos comprem trigo. O objetivo é fazer com que os moinhos acelerem as compras de trigo e evitem um repasse massivo de preços à mesa dos argentinos.

O governo quer que os preços de pão, farinha de trigo e massas retornem aos níveis médios de fevereiro. Também o aumento da tarifa de exportação sobre o farelo e o óleo de soja, de 31% para 33%, será usado para subsidiar o preço do trigo para os moinhos. Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, os preços internacionais de trigo acumulam alta de mais de 26%.

No caso dos outros produtos da cesta básica, o objetivo é que os preços voltem aos níveis de 8 de março. As empresas de alimentos e supermercados terão 24 horas para justificar os aumentos de preços "inesperados" e "totalmente fora de proporção". O Ministério advertiu também que, se necessário, será aplicada a Lei de Abastecimento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.