ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Mar/2022

Negociação para o fim da guerra pressiona preços

A retomada das negociações de paz em reuniões presenciais entre Rússia e Ucrânia, hoje, parece estar alimentando esperanças de uma possível reaproximação entre os países e pressionando os preços do trigo na Bolsa de Chicago. Isso também é necessário no que diz respeito ao fornecimento de grãos, pois os portos da Ucrânia, vitais para a exportação, foram fechados desde o início da guerra.

Testando fontes alternativas de transporte para comercializar os produtos, a Ucrânia exportou seus primeiros suprimentos de milho por via férrea. De acordo com a consultoria agrícola APK-Inform, eles foram enviados para Polônia, Eslováquia e para os Estados bálticos. A autoridade de transporte ucraniana afirma que até 600 mil toneladas de grãos podem ser exportadas dessa maneira para a Europa a cada mês. No entanto, isso é apenas uma fração do volume que normalmente é enviado pelos portos do país.

Se, por um lado, a escassez de oferta de cereal é um fundamento altista para as cotações, preocupações com a demanda são baixistas. A onda de Covid-19 na China, que levou a um lockdown temporário em Xangai, pressiona as cotações. A restrição de circulação na maior cidade chinesa derrubou os preços do petróleo, o que também pressionou as cotações do cereal. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.