ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mai/2022

Índia anuncia suspensão das exportações de trigo

A Índia anunciou a suspensão, com efeito imediato, das exportações de trigo, alegando risco à segurança alimentar indiana e de outros países vizinhos e vulneráveis. A situação foi atribuída em parte à guerra na Ucrânia. Um dos principais objetivos da suspensão é controlar o aumento dos preços domésticos. Os preços globais do trigo subiram mais de 40% desde o início do ano. Embora seja o segundo maior produtor mundial de trigo, a Índia consome a maior parte do que produz.

Antes da guerra, a Ucrânia e a Rússia representavam um terço das exportações globais de trigo e cevada. Desde a invasão da Rússia, em 24 de fevereiro, os portos da Ucrânia foram bloqueados e a infraestrutura civil e os silos de grãos foram destruídos. Ao mesmo tempo, a própria colheita de trigo da Índia sofreu com uma onda de calor recorde que está prejudicando a produção. A produção de trigo da Índia caiu 3 milhões de toneladas este ano em relação a 106 milhões de toneladas no ano passado.

Os vastos estoques da Índia foram prejudicados ainda pela distribuição de grãos gratuitos durante a pandemia para cerca de 800 milhões de pessoas. De toda forma, o governo manterá uma janela aberta para exportar trigo para países com déficit alimentar, apesar das restrições. O país também permitirá que empresas privadas cumpram compromissos anteriores de exportar quase 4,3 milhões de toneladas de trigo até julho. A Índia exportou 1 milhão de toneladas de trigo em abril. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.