ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Fev/2023

Rússia: manutenção da estimativa da safra 2023

A consultoria agrícola russa SovEcon manteve a sua perspectiva de produção de 86 milhões de toneladas de trigo na Rússia em 2023, apesar do clima adverso em janeiro. O aumento das temperaturas para além do normal, resultando no derretimento da neve nos campos em muitas regiões, seguido pela queda substancial de entre -20°C e -25°C, colocou as plantas na parte sul da região do Centro e do Vale do Volga em risco de perda de inverno.

No entanto, como as temperaturas voltaram a subir a partir de meados do mês passado, a onda de frio não foi longa o suficiente para danificar significativamente as plantas. A temperatura do solo caiu para cerca de -12°C, enquanto a morte de inverno normalmente começa a ocorrer a -15°C ou menos. Ainda assim, alguns agricultores de trigo de inverno parecem não estar satisfeitos com a aparência de seus campos. É provável que o sistema radicular não tenha sido danificado e, com condições climáticas médias na primavera e aplicação extensiva de fertilizantes, as plantas devam se recuperar.

No momento, a maior ameaça é o crescente déficit de umidade acumulado no sul da Rússia, uma região-chave de produção, que recebeu apenas entre 40% e 80% da precipitação normal durante os últimos três meses. A região precisa receber boas precipitações pouco antes do início do cultivo, em cerca de um mês. De acordo com o órgão oficial russo Rosstat, o país colheu 104,4 milhões de toneladas de trigo em 2022. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.