06/Jun/2024
Segundo a consultoria agrícola SovEcon, a safra de trigo da Rússia deve alcançar 80,7 milhões de toneladas em 2024, 1,4 milhão de toneladas a menos que a projeção da semana passada, de 82,1 milhões de toneladas. A nova revisão para baixo é atribuída ao deterioramento das condições das culturas e à redução do potencial de rendimento após o clima quente e seco que se seguiu às geadas de maio. Desde abril, as perspectivas para a nova safra de trigo russa pioraram substancialmente.
Em abril, a projeção para a safra era de 94 milhões de toneladas. É incerto se as estimativas atuais refletem totalmente as anomalias climáticas. Com as atuais condições quentes e secas nas regiões de trigo de inverno e chuvas excessivas na Sibéria, não há certeza de que a safra não poderá ficar abaixo de 80 milhões de toneladas. Foi destacado o progresso lento no plantio na Sibéria, maior produtor de trigo de primavera.
No fim de maio, a região havia plantado apenas 3,7 milhões de hectares em comparação com a média de 5,2 milhões de hectares. Com isso, foi ajustada a estimativa da área pré-colheita de 5,54 milhões de hectares para 5,45 milhões de hectares. Essa estimativa pode ser ainda mais reduzida, pois a região deve experimentar precipitações acima do normal nas próximas duas semanas, enquanto a janela de plantio está se fechando. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.