ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jun/2024

RS: tendência é de queda na área plantada com trigo

Segundo a Emater-RS, a área semeada e a produtividade do trigo da safra de 2024 no Rio Grande do Sul têm tendência de queda em relação ao ciclo anterior. O levantamento de intenção de plantio para a safra de 2024, que deverá ser apresentado no dia 28 de junho, aponta para a tendência de redução comparativamente ao ciclo do ano passado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área cultivada na safra anterior no Rio Grande do Sul foi de 1.505.807 hectares, e a produtividade foi de 1.751 Kg por hectare.

Dentre as razões de queda na safra de 2024 estão os baixos preços do cereal e a frustração de produtividade na última safra. As chuvas nos últimos períodos, em volumes moderados na maior parte do Estado, facilitaram o processo de emergência das lavouras de trigo recém-semeadas. Por outro lado, a ocorrência de precipitações em volumes maiores provocou danos por erosão em lavouras recém-plantadas em alguns locais.

Na região de Santa Rosa, por exemplo, a área plantada com trigo aumentou, aproximando-se de 75%, e deve ser concluída até o dia 20 de julho, quando se encerra o período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). No entanto, há relatos de baixa disponibilidade de sementes no comércio local. Além disso, muitas sementes da safra anterior armazenadas pelos produtores apresentam baixa taxa de germinação e vigor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.