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02/Jul/2024

Heineken está planejando conquistar a geração Z

Em busca dos consumidores mais jovens, que integram a geração Z (nascidos a partir de 1995), a Heineken buscou parcerias para acelerar a inovação em bebidas saudáveis e desenhou uma estratégia de crescimento sustentável dos negócios. A cervejaria holandesa, que tem o Brasil como a sua maior operação comercial, aliou-se à Better Drinks, conhecida especialmente pela bebida Baer Mate, numa parceria que envolve a compra de um percentual minoritário em troca de ganhos operacionais de escala oferecidos pela estrutura da Heineken no País. No caso do Better Drinks, é trazer ainda mais propósito para as inovações. A relação é realmente de participação no negócio, não aquisição pura e simples como acontece normalmente no mercado. A Heineken entra com a cervejaria, a distribuição e o Better Drinks deu uma participação em suas marcas. A Better Drinks acrescenta seis bebidas ao catálogo de produtos da Heineken: a cerveja Praya, o energético Baer Matte, a água em lata Mamba Water, o vinho Vivant, o drink F! VE e amaro Vermelhão.

A Heineken fez ainda uma aliança com a Central Única das Favelas (Cufa) para ampliar sua presença em comunidades do País. As parcerias já estavam em curso havia meses devido à demanda do mercado por produtos mais saudáveis, e não há relação direta com o potencial aumento de preços de bebidas alcoólicas com o chamado “imposto do pecado”. No Brasil, o mercado de bebidas alcoólicas tem estimativa de receita de US$ 22,8 bilhões para 2024, o que representa um crescimento modesto de 2,4% diante do ano anterior, segundo dados da consultoria Statista. Em relação ao consumo por pessoa, a média é prevista para ser de 28,05 litros por pessoa em 2024, em linha com a média global. O grupo Heineken está no Brasil desde 2010, quando comprou a divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Com a aquisição da Brasil Kirin Holding, em 2017, o negócio se desenvolveu ainda mais, tornando-se a segunda maior empresa do mercado brasileiro de cervejas, atrás apenas da Ambev.

Na estratégia de crescimento sustentável, a Heineken se juntou à Ambipar para reciclar vidro. O aporte inicial é de R$ 150 milhões. A empresa é a primeira do setor a fechar parceria com a Ambipar, a maior de gestão ambiental, para reciclar o vidro dos seus produtos. Numa primeira fase, serão construídas plantas nos estados de Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Em 2025, serão mais três plantas e outras três em 2026, totalizando nove. O potencial das unidades será de processar, ao menos, 500 mil toneladas ano de vidro. Em parceria com a Rizoma Agro, a Heineken anunciou que criará uma floresta do zero no entorno da fábrica na cidade de Itu. O espaço de 800 hectares terá plantação de limões. O objetivo é criar o que a empresa chama de “resiliência hídrica”, uma vez que o principal insumo de uma cervejaria é a água, que vem da região onde será plantada a floresta. Completando a estratégia de crescimento sustentável, a empresa também tem planos de aumentar o uso de energia renovável até 2030, em parceria com a Ultragaz, da Raízen. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.