ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Aug/2024

França e Alemanha: produção poderá cair em 2024

Segundo o Commerzbank, França e Alemanha podem ter uma menor produção de trigo em 2024. A Associação de Cooperativas Agrícolas da Alemanha espera este ano a pior colheita de grãos no país em seis anos. A expectativa é de que a safra alemã de trigo seja de 18,76 milhões de toneladas, um volume 13% menor ante o ano passado. No caso da França, que estava com 98% do trigo colhido, apenas 48% da produção era classificada como boa ou muito boa, pior número desde 2016, quando foi colhida a menor produção em décadas.

Na Alemanha, inclusive, o volume estimado para a colheita de grãos, de 39,1 milhões de toneladas (8% inferior ao ano passado), poderia ficar abaixo do consumo, estimado em 40 milhões de toneladas. Isso significa que a Alemanha, que normalmente exporta grãos, poderia ficar dependente de importações. Ainda assim, o preço do trigo na União Europeia é cotado um pouco acima de 200,00 euros por tonelada, devido à oferta abundante de fora do bloco, com colheitas expressivas em grandes exportadores como Estados Unidos, Rússia e Canadá.

O mercado ainda apertado, tanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) como o Conselho Internacional de Grãos (IGC) esperam que os estoques nos principais países exportadores caiam em comparação com o início do ano-safra devido à forte procura, apontam para uma recuperação dos preços nos próximos meses. Ainda assim, não é esperada uma recuperação expressiva das cotações nos Estados Unidos, enquanto na Europa a produção do Mar Negro também pode diminuir a expectativa de preço. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.