ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Aug/2024

Rússia: exportações no início da safra 2024/2025

A SovEcon estima exportações de trigo russo nos primeiros dois meses da atual temporada 2024/2025 em 8,2 milhões de toneladas, abaixo dos 9,8 milhões de toneladas do período equivalente do ano passado. Prevê-se que as exportações russas de trigo sejam inferiores na comparação ano a ano pelo segundo mês consecutivo por causa da diminuição das margens dos exportadores e da procura relativamente baixa de trigo. As exportações de trigo para a temporada 2024/2025 estão previstas em 48,8 milhões de toneladas, abaixo das 52,4 milhões de toneladas do ano anterior.

O volume de vendas pendentes de trigo russo totalizou, no dia 20 de agosto, 3,9 milhões de toneladas, abaixo dos 5,8 milhões de toneladas do ano passado. Apesar de os preços de exportação do trigo russo já estarem em um nível historicamente baixo, os compradores estão cautelosos, no aguardo por níveis ainda menores. De acordo com a Comissão Europeia, de 1º de julho a 18 de agosto, os países da União Europeia (excluindo a França) embarcaram 3,1 milhões de toneladas de trigo mole, abaixo dos 3,6 milhões de toneladas do ano anterior. Enquanto isso, os principais compradores de trigo russo estão favorecendo outros países.

A agência estatal de grãos do Egito, conhecida como Gasc, comprou 280 mil toneladas em uma licitação, em vez de 3,8 milhões de toneladas planejadas anteriormente, tendo a Ucrânia e a Bulgária como fornecedores. Nos próximos meses, as exportações russas ficarão aquém do ritmo do ano passado, mas devem acelerar sazonalmente, como evidenciado pelo aumento das compras no mercado interno. Durante o último mês, os preços do trigo nos portos da Rússia subiram 1.150 rublos, para 16.400 rublos por tonelada (US$ 177,00 por tonelada). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.