09/Jan/2026
A cooperativa Castrolanda, com sede em Castro (PR), encerrou a safra de cevada 2025 com uma colheita superior a 20 mil toneladas. O volume representa o melhor resultado dos últimos sete anos e ocorre após retração produtiva em 2024. O resultado atual equivale a 4,5 vezes o montante registrado no ciclo anterior e supera em 94,3% a média de entregas dos últimos três anos. A área destinada ao cultivo atingiu 5.513 hectares, o maior espaço em cinco anos.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de dezembro de 2025, a produtividade média da cooperativa superou em 3,5% a média da Região Sul, estabelecida em 4.345 Kg por hectare. Atualmente, a Castrolanda detém 3,3% da produção nacional de cevada e 4,1% da área plantada no Brasil. Para a Castrolanda, a introdução da cultivar princesa foi um diferencial no rendimento nas lavouras. Em Piraí do Sul (PR), o monitoramento técnico mostra que a produtividade saltou de 3.500 Kg por hectare no ciclo passado para 6.115 Kg por hectare em 2025. A taxa de germinação do grão nos campos monitorados manteve-se acima de 95%, fator que contribui para a padronização do desenvolvimento vegetal e redução de custos com defensivos.
O destino da produção de cevada da Castrolanda está vinculado à Maltaria Campos Gerais, unidade industrial da qual a cooperativa faz parte. O balanço do setor de Negócios Agrícola indica que mais de 95% do volume colhido atende aos parâmetros exigidos pela indústria cervejeira. O planejamento para os próximos ciclos prevê a ampliação da área de plantio, fundamentada na demanda industrial e na estabilidade técnica observada no manejo da cultura. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.