ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jan/2020

Dólar sobe pela 4ª semana consecutiva ante Real

O dólar fechou em alta contra o Real na sexta-feira (24/01) e engatou a quarta semana consecutiva de ganhos, mais longa sequência do tipo em cerca de cinco meses, puxado por um dia de aversão global ao risco por causa dos temores sobre um vírus oriundo da China. Os temores sobre o coronavírus aumentaram depois de um segundo caso ter sido reportado nos Estados Unidos. Na sequência, a França anunciou também dois casos confirmados. O vírus já matou 26 pessoas e infectou mais de 800, com a maioria dos casos e todas as mortes sendo registradas na China.

O receio econômico do mercado é que o surto afete a demanda dos consumidores e tenha impactos mais diretos e abrangentes sobre a atividade econômica. Várias divisas consideradas de risco se depreciavam ante o dólar nesta sessão, enquanto moedas seguras, como iene japonês, ganhavam terreno. As bolsas de valores dos Estados Unidos caíam. No plano local, o mercado monitorou ainda declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de que o movimento atual de desvalorização do Real "desta vez é bem diferente" do visto no passado, uma vez que tem ocorrido concomitantemente a queda nos prêmios de risco.

As declarações referendam entendimento no mercado de que o BC não vê urgência em atuar para impedir uma desvalorização mais acentuada do Real, que ao cair 4,1% no acumulado de janeiro tem o pior desempenho entre 33 rivais do dólar. O dólar à vista fechou em alta de 0,45%, a R$ 4,1856. Na semana, a cotação acumulou ganho de 0,50%. Em quatro semanas consecutivas de valorização, a moeda se fortaleceu 3,35%. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.